Home » Notícias » Amadores de Santarém: Referência na Arte de Pegar Toiros

Notícia

Amadores de Santarém: Referência na Arte de Pegar Toiros

No próximo dia 25, estarão no Campo Pequeno para pegar um curro imponente da ganadaria Murteira Grave, uma das de maior prestígio no mundo taurino, que este ano comemora as suas "Bodas de Diamante".

É profunda a ligação da família Murteira Grave ao grupo de Forcados Amadores de Santarém, por onde passaram já, ao longo de três gerações, oito dos seus elementos, dois dos quais como cabos: Caros Grave (1981-1996) e o actual, João Grave (desde 2016).

Em 1942, fardou-se pela primeira vez pelo grupo, aquele que viria a ser o titular da ganadaria, Joaquim Murteira Grave. Posteriormente, os seus filhos João Grave, Manuel Grave e Joaquim Grave (actual ganadero), além de Carlos Grave, vestiram igualmente a jaqueta deste grupo.

Netos de Joaquim Murteira Grave são os forcados António Grave de Jesus (já retirado) o actual cabo, João Grave e o forcado Joaquim Grave II.

Nesta importante apresentação no Campo Pequeno, o grupo dos Amadores de Santarém irá competir com os Amadores de Coruche, capitaneado por José Macedo Tomás.

A lide equestre está a cargo dos cavaleiros João Ribeiro Telles, Francisco Palha e Luís Rouxinol Jr.